Outubro Rosa é uma campanha de prevenção ao câncer de mama realizada anualmente no mundo inteiro. A ideia por trás da campanha é alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama; de compartilhar informações e de promover a conscientização sobre a doença. Por se tratar de um problema relacionado à saúde da mulher, a secretaria de Saúde optou por incluir na campanha ações, palestras e encontros voltados também à prevenção ao câncer de colo do útero.

As ações deste mês visam proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. Para isso, as equipes de saúde do município de Santa Bárbara de Goiás realizarão palestras e bate-papos nas salas de espera das unidades, abordando o tema, a fim de encorajar mulheres a realizarem seus exames. Os profissionais também orientarão as usuárias da rede pública sobre os procedimentos de saúde ofertados para a Saúde da Mulher, tais como consultas, testes rápidos, vacinas, coleta de exame preventivo, exame clínico das mamas e solicitação de exames de mamografia para mulheres na faixa etária estabelecida.
As unidades de saúde de Santa Bárbara de Goiás desenvolverão, durante todo o mês de outubro, ações de conscientização sobre a saúde da mulher, prevenção ao câncer de mama e ao colo do útero, como parte do Outubro Rosa.